Uma vida saudável de verdade vai muito além dos cuidados físicos. Claro que manter o corpo em forma faz parte do pacote, porém, não é suficiente. É preciso cuidar também das emoções, sentimentos e pensamentos.

A vida saudável da qual estou falando requer disciplina e planejamento, pois simplesmente não existe sem o equilíbrio entre corpo, mente e emoções.

Para entender exatamente como manter uma vida saudável de fato, continue lendo!

Entenda o que é a verdadeira vida saudável

Desajustes emocionais são capazes de atrapalhar na saúde física trazendo consequências como insônia, ansiedade, distúrbios alimentares, entre outros problemas que acabam dificultando até mesmo a prática de exercícios físicos, os grandes queridinhos de quem defende um estilo de vida mais saudável.

Por isso, se você realmente deseja ter mais qualidade de vida, deve cuidar simultaneamente de todas as suas saúdes, que são 7 (não, não confundi os gatos, as deles são 7 vidas, e esta, nós só temos uma, eu acho). Conheça-as:

  • social;
  • familiar;
  • espiritual;
  • intelectual;
  • profissional;
  • financeira;
  • física.

Vamos ver agora como não deixar nenhuma delas de fora da sua rotina!

Tenha uma vida social mais ativa

Divirta-se! Tristeza, solidão, isolamento são portas abertas para doenças sérias como a depressão, por exemplo.

Por isso, é muito importante manter contato com amigos, viajar, passear, rir, namorar, praticar seus hobbies e esportes preferidos e se envolver com tudo mais que aumente o seu bem-estar e te faça feliz.

Mantenha sua família por perto

A família é e sempre será o nosso porto seguro, por mais problemática que ela possa vir a ser. Por isso é importante manter uma rotina familiar constante na medida do possível.

Encontre seus entes mais queridos ao menos uma vez por semana. Se não der, converse com eles por telefone, Whatsapp, Skype, redes sociais, ou qualquer outra ferramenta de comunicação ao alcance.

Saber que se tem com quem contar na hora das dificuldades provoca uma sensação de segurança que só a família é capaz de dar.

Conecte-se com a sua crença

Você não precisa ter uma religião se assim preferir, mas acreditar em algo é necessário, nem que seja em você mesmo. Por isso, tire alguns momentos do seu dia para conectar-se com aquilo que você crê.

Medite, ore, agradeça, peça, visualize. Não importa qual Deus você segue, o importante é ter o que seguir e mante-se ligado a isso para nortear-se.

Aprenda algo novo todos os dias

Nada pode ser mais saudável do que manter a mente ativa e aprendendo sempre. Cada conhecimento agregado ao seu background traz junto a ele a sensação de satisfação e realização pessoal.

Manter a mente aberta a novos aprendizados diários é o que as crianças fazem. Você já se perguntou o que as torna tão leves e alegres?

Ame o seu trabalho

Ninguém consegue se manter saudável no ócio ou fazendo um trabalho do qual não gosta.

Steve Jobs adquiriu o hábito de se perguntar diariamente ao acordar se ele gostava do que iria fazer no dia que estava se iniciando. Quando a resposta era não por muitos dias seguidos, ele sabia que estava na hora de mudar algo.

Portanto, mude se for preciso, mas ame o que você faz todos os dias.

Relacione-se bem com o seu dinheiro

As preocupações financeiras podem causar diversos problemas de saúde, alguns exemplos são a ansiedade e a insônia.

Por isso, um bom planejamento financeiro é muito importante para uma vida saudável. Isso não significa ganhar muito, mas saber gastar o que se ganha de forma consciente e responsável para evitar as “dores de cabeça”.

Cuide bem do seu corpo

É claro que se tudo o que foi dito até aqui for seguido, então, você terá equilíbrio e disciplina suficientes para cuidar da sua saúde física.

Para manter a forma é necessário, em primeiro lugar, fazer exercícios regularmente, manter uma alimentação equilibrada, o corpo sempre hidratado e dormir bem e por tempo suficiente para descansar.

Mas não é só isso, é preciso ainda, fazer check-ups médicos ao menos uma vez por ano e odontológicos a cada seis meses.  Também é muito importante cuidar da aparência e da higiene pessoal, pois ajuda a manter a autoestima elevada.

Manter uma vida saudável e uma rotina de qualidade é muito mais simples do que parece se você cuidar de “todas as suas saúdes” diariamente.  Por isso, para receber mais dicas sobre como cuidar delas, assine a minha newsletter e seja feliz!

Categorias: Bem estar

Silvia Seco

Silvia Seco é publicitária especialista em Marketing Digital e todos os métodos, processos e ferramentas que ele envolve. Mas além da profissional apaixonada por tecnologia e conteúdo, existe uma mãe, uma mulher valente e cada vez mais preocupada com a própria qualidade de vida e das pessoas que a cercam.